17.11.16

Depressão

17 de novembro de 2016
Faz tempo que não posto nenhuma inspiração de ilustração, né? É um dos tipos de post que mais gosto, mas acabo esquecendo de trazer para vocês o que encontro por aí. Para reparar essa falha, quero …:
Antes de começar o post, vamos falar as diferenças de estar triste e tendo uma fase ruim da própria depressão.
A tristeza sempre tem um motivo e sabe-se qual é ele. A pessoa que está triste pode ter sintomas físicos disso, como aperto no peito, taquicardia e choro, além dos pensamentos fixos na razão de sua tristeza.
A depressão é uma tristeza profunda e sem conteúdo, mesmo quando algo bom acontece existe a inércia na infelicidade. Pensamentos de desesperança e suicídio são frequentes.
Illustration by Adams Carvalho:
O importante, se você tem depressão, é saber que você não está sozinho (por mais difícil que pareça!). A depressão atinge 350 milhões de pessoas no mundo, é a 4º doença de maior impacto global no ranking e atinge 10% da população brasileira.
As causas mais comuns da doença vem de um reflexo negativo sobre a vida familiar, afetiva e/ou profissional, o uso contínuo de drogas, tanto ilícitas quanto medicamentos, e bebida alcoólica.
Os sintomas mais facilmente detectados nos pacientes diagnosticados é a baixa auto estima, a perda de interesse e prazer em realizar as atividades do cotidiano, alteração no apetite e consequentemente no peso, ideias suicidas, culpa em excesso e dificuldade de concentração.
O tratamento é por meio de medicamentos acompanhados por um especialista que conheça o caso e ele é prescrito pelo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário