9.12.14

De amigo a gente cuida!

Hey, saudades?! Eu vivo sumindo. E não é coisa de três dias, eu sei. Só que 2014 foi um ano corrido pra mim, tão corrido que eu nem sei o que eu fiz até agora. Provavelmente nada e eu tô inventando uma desculpa pra parecer importante.
Enfim, como vocês devem saber, se andaram vasculhando as épocas passadas do blog, eu tenho 3 gatas: Lua, Sol e Shakira. Eu poderia dizer que são as três Maria's, mas daí que vocês iam se perguntar quem dá nome de Maria aos gatos. Só que, nos finalmentes, de amigo a gente cuida!
Eu vejo mil e uma publicações no facebook sobre maltrato a animais, o que é ilógico. Porque eles são mais do que patrimônio de nós todos e temos que proteger o que é nosso.
Pensando nisso, várias e mais várias vezes e vendo amigos se comoverem com essa situação. Por exemplo a Luciana (que vocês ainda não conhecem) que acabou entrando como voluntária pra ajudar em abrigos de animais e a Amanda (que vocês também não conhecem) que é vegetariana e vive adotando gatos de rua, eu vim comover vocês também.
Em toda cidade tem abrigos pra proteger e leis são criadas no país para que esses animais sejam zelados. Nesse abrigos, como todo mundo sabe, você pode adotar um melhor amigo. Só que não adotar pensando somente nas partes divertidas, mas também nas em que você se compromete. Se você não for capaz de cuidar de um bichinho, tchau, adeus; nem pensa em adotar. Se oferece como ajudante no abrigo. 
Mas, pra quem fez a escolha de adotar, fica umas dicas bem básicas:
Alimentação
Primeiramente, se você tem um filhotinho, você precisa procurar uma alimentação que forneça o que ele precisa nessa idade. Mas calma, em mercados eles tem todas elas separadas pra cada idade e informando quantas porções e quantas vezes você deve colocar. Agora, se ele já está na fase adulta, procure manter essa alimentação equilibrada. Nem muito e nem tão pouco, não queremos uma obesidade ou uma anorexia que vai ser complicado de tratar.
Higiene
Dependendo do seu tempo e de tipo de dono que você vem a ser, você pode preferir levar seu animalzinho pra tomar banho num pet shop. Sem problemas, até porque no caso dos gatos, dar banho é uma tarefa complicada (mas vale lembrar também que eles são animais limpinhos). Cuidar da higiene deles diminui o risco de doenças e infecções.
Cuidados Médicos
Isso é mais alertante com filhotes, principalmente os recém-desmamados, pra tomar vacinas e desverminar. Adultos geralmente, eu disse GERALMENTE, só necessitam ir ao veterinário uma ou duas vezes ao ano.
Atividades Físicas
Assim como você, ele precisa manter a saúde em dia com atividades físicas. Seja ela uma caminhada (aproveita e leva uma sacola do bompreço pra recolher o cocô, pq ngm é pago, querida) ou uma corridinha na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário